APAL disponibiliza o livro Coordenado pelo Dr. Sergio Javier Villaseñor Bayardo: "DA PSIQUIATRIA CLÁSSICA À PSIQUIATRIA DE VANGUARDA NA VILA GLOBAL"

Antologia das melhores ideias que surgiram durante o 7º congresso internacional GLADET






UM 2024 COM NOVAS INICIATIVAS


Caros colegas e amigos,

Deixamos para trás um ano de grandes conquistas para nossa organização em que a Associação de Psiquiatras da América Latina (APAL) foi legalmente constituída com personalidade jurídica, com a realização de três reuniões regionais, acordos interinstitucionais , intercâmbio acadêmico entre residentes na América Latina, formação de comissões de sessão, publicação de três números da Revista APAL, bem como continuidade da entrega de bolsas Jofré para residentes e psiquiatras, entre outros.

Ao iniciarmos este novo ano, em que a APAL celebrará o seu 64º aniversário, está empenhada em promover um espírito de unidade, colaboração e crescimento entre os seus membros e a comunidade psiquiátrica em geral. Este ano continuaremos a trabalhar juntos para enfrentar os desafios de saúde mental enfrentados pelas pessoas e comunidades na América Latina e além.

Nos próximos meses, a APAL irá apostar nas seguintes iniciativas:

  1. Este ano iniciamos a promoção das "APAL Verde" focadas em manter a higiene mental e demonstrar que um ambiente bem cuidado melhora o estado mental das pessoas. “Promover uma mentalidade verde para ter uma vida ecológica.” Trata-se de realizar hábitos e ações que ajudem a conservar os recursos humanos, trata-se de viver de forma mais natural e basear o nosso comportamento na sustentabilidade, no respeito pelo modo de vida e pelo ambiente. Dessa forma, você poderá fazer uma grande diferença e ainda desfrutar de mais qualidade de vida.
  2. Avançar na investigação: A APAL continuará a apostar em projetos de investigação que nos permitam ter uma visão do estado da situação da saúde mental na região, compreendendo assim o potencial para transformar a forma como abordamos os problemas associados à saúde mental.
  3. Melhoria Sustentada no Desenvolvimento Profissional: A Associação continuará a trabalhar com nossos membros com oportunidades educacionais, incluindo conferências, cursos, workshops, webinars, para ajudar os psiquiatras a se manterem atualizados com os últimos desenvolvimentos na área.
  4. Promoção da saúde mental: A APAL trabalhará para aumentar a conscientização sobre a importância da saúde mental e reduzir o estigma associado à doença mental com o lema #Falar é curar” > convidamos as pessoas a nos contarem o que as afeta.

Para atingir estes objetivos, a APAL colaborará com outras entidades profissionais e científicas, bem como com autoridades nacionais dos países membros, e organizações internacionais. Acreditamos que, trabalhando juntos, podemos ter um impacto significativo na vida das pessoas afetadas por problemas de saúde mental e contribuir para uma sociedade mais saudável e resiliente.

A Associação de Psiquiatras da América Latina está animada para iniciar este novo ano, com novos projetos. Esperamos trabalhar em conjunto com os nossos membros para alcançar a nossa visão partilhada de um mundo onde a saúde mental seja reconhecida e valorizada como um componente essencial do bem-estar geral.

Marisol Taveras
Presidente
Comissão Executiva 2022-2024

Seções de interesse



Revista APAL

Ver mais


Documentos APAL

Ver más


Campus Virtual APAL

Ver mais